Publicações

O MMTR-NE conhece a importância de resgatar e conservar as histórias das mulheres – que normalmente não têm espaço nas manchetes dos grandes jornais e na mídia em geral. Para atingir mudanças sociais efetivas, é preciso partir das nossas próprias histórias. E como resultado das nossas vivências de empoderamento coletivo, sabemos muito bem que nós mesmas somos capazes de contá-las.

Partindo deste entendimento, estamos construindo capacidades e competências de sistematização coletiva de experiências e processos pedagógicos há alguns anos. Temos facilitado a formação de muitas lideranças e realizado várias sistematizações, resultando em publicações importantes que visibilizam as trajetórias, desafios e conquistas de nós, trabalhadoras rurais do Nordeste, e servem para a divulgação e informação política, assim como para o trabalho pedagógico de base.

Utilizando-nos da educação popular, partindo da realidade de vida e linguagem de quem quer contar a sua história, da arte e da criatividade, e de uma perspectiva feminista, já publicamos:

Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste: 25 anos

  • Resgatando as histórias, vivências e perspectivas das trabalhadoras rurais organizadas nos nove estados do Nordeste.

Mulheres e agroecologia no Nordeste

  • - 12 boletins na série
  • - O que é: Sistematizações de práticas agroecológicas de mulheres”, trazendo as trajetórias das experiências agroecológicas protagonizadas por mulheres do MMTR-NE nos nove estados do Nordeste. Destes relatos, a sistematização do grupo produtivo de mulheres de Pedra Miúda - Mata Grande– AL ficou entre as finalistas para o Prêmio Mulheres Rurais que produzem o Brasil Sustentável da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em 2013.

Semeando igualdade, formando educadoras

  • - Ano: 2005
  • - O que é: Documentário sobre o programa Formação de Educadoras, seus objetivos, sua metodologia e o depoimento das mulheres que participaram do programa.

Mulheres que Constroem

  • - Ano: 2006
  • - O que é: Programa de rádio que celebra os 20 anos de Movimento e explica o início da instituição, seus objetivos, programas e alguns dos resultados das duas ações.

A Estrada da Sabedoria - Sistematizando os caminhos para a formação de educadoras rurais do Nordeste (1994-2006)

  • - Ano: 2006
  • - O que é: Um livro que sistematiza a experiência e a metodologia criada pelo Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste.