Gênero e Expansão Fundiária:
políticas de combate à pobreza rural no Nordeste


- Objetivo

O programa iniciado em 2010 capacitará o público do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) - mulheres rurais, executoras(es), técnicas(os) das entidades parceiras, gestoras (es) – a incorporarem a abordagem feminista de gênero, raça e etnia em suas ações de forma ampla, dinâmica e consistente, no nordeste brasileiro.

- Ações

O projeto prevê formulação de material pedagógico e capacitações – regional estaduais e de avaliação - que envolvam,  sensibilizem e estimulem seu público a associar as temáticas de gênero, raça, etnia e acessibilidade às políticas traçadas pelo PNCF. As atividades desenvolvidas buscarão a reflexão dos temas a partir da realidade das/os participantes, utilizando assim os saberes e experiências tanto individuais quanto coletiva.

 

Desenvolvimento sustentável de
territórios rurais do Nordeste

- Objetivo

Capacitar trabalhadoras rurais para inserirem-se nas discussões e decisões dos Territórios e o fortalecimento dos grupos produtivos para a melhoria da produção, comercialização e gerenciamento dos seus empreendimentos.

- Ações

Realizar capacitações regionais e estaduais sobre a participação das trabalhadoras rurais no desenvolvimento territorial e fortalecer os grupos de produção por meio de capacitações e troca de experiências, valorizando sempre a agroecologia e agricultura familiar.

 

Mulher, Democracia e Desenvolvimento:
empoderamento político e autonomia econômica
das mulheres da região Nordeste/Brasil

- Objetivo

O projeto tem como objetivo contribuir para redução das desigualdades de gênero, raça e classe das mulheres do Nordeste e fortalecer a formação e a organização politica das mulheres para reclamarem seus direitos.

- Ações

O MMTR-NE tem como função nesse projeto desenvolver atividades que objetivam monitorar as políticas públicas referentes à documentação das mulheres rurais e urbanas. Além disso, promove capacitações com mulheres da todas as idades sobre cidadania enfocando a importância da documentação, disseminando o conhecimento sobre direitos humanos e cidadania da mulher trabalhadora rural como multiplicadoras, conscientizando e mobilizando as mulheres para a conquista de seus direitos de cidadãs.

 

 

MMTR-NE
Rua Luiz Gonzaga Etevaldo Gomes, 40 | Agamenon Magalhães | Caruaru - PE | CEP: 55.034-100
Fone  (081) 3722.0533 | Fax (081) 3721.4323 | E-mail  mmtrne@gmail.com | mmtrne@mmtrne.org

 

nuvemdesign